Namoro Santo

Nesse sábado dia 01/09 nossa reunião será... "Namoro Santo - Parte I"


Não Percam!!!


Santo do Mês: São Tarcício


Tarcísio pertencia à comunidade cristã de Roma e era coroinha na igreja. No decorrer perseguição do imperador Valeriano, muitos cristãos estavam sendo perseguidos. À espera do martírio,nas prisões os cristãos desejavam ardentemente poder fortalecer-se com Cristo Eucarístico,porém era difícil conseguir entrar nas cadeias para levar a comunhão.
Nas vésperas de numerosas execuções de mártires, o Papa Sisto II não sabia como levar a eucaristia à cadeia. Foi então que o coroinha Tarcísio, com cerca de 12 anos de idade, ofereceu-se dizendo estar pronto para esta piedosa tarefa. Mesmo podendo correr perigo, Tarcísio afirmava que se sentia forte, disposto a levar a eucaristia aos pagãos,mesmo que viesse a morrer.
Comovido com esta coragem, o papa entregou numa caixinha de prata as Hóstias que deviam servir como conforto aos próximos mártires. Mas, passando Tarcísio pela via Ápia(umas das principais estradas da antiga Roma), alguns homens notaram seu estranho comportamento e começaram a perguntar o que trazia, já suspeitando de algum segredo dos cristãos. Ele, porém, negou-se a responder, negou terminantemente. Bateram nele e o apedrejaram. Depois de morto, revistaram-lhe o corpo, nada achando com referência ao Sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, ocultamente cristão, que o levou às catacumbas, onde recebeu honorifica sepultura.

Tarcísio foi declarado padroeiro dos coroinhas ou acólitos, que servem ao altar. Mais uma vez encontramos a importância da Eucaristia na vida do cristão e vemos que os santos existem para serem para nos mostrar o caminho de Deus. Eles são um exemplo de fé e esperança que deve permanecer sempre conosco. Então, a exemplo de São Tarcísio, estejamos sempre dispostos a ajudar e a servir a Deus e a nossos irmãos.

João Pedro Sousa