Campanha da Fraternidade 2011

       

       A Campanha da Fraternidade é um dos maiores projetos de evangelização da nossa igreja.. Ela tem como cargo chefe  conscientizar e dispertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema que envolve todos nós, buscando caminhos para soluciona-los.
       Todo ano a campanha possui um tema e lema diferente. O tema define o que tem que ser transformado, e o lema define em que direção buscar esta transformação. O tema e o lema deste ano são, respectivamente: Fraternidade e a Vida no Planeta e "A Criação Geme em Dores de parto", (Rm 8,22). 
      No dia 19/02 foi realizado em Brasília um dia de formação para esclarecer sobre o que a campanha quer chamar a atenção. O grupo esteve presente no evento para entender os fundamentos da Campanha deste ano. Uma das palestras que mais me chamou a atenção foi a da Irmã Rita, que é alemã, reside em Goiânia e é especialista em economia do trabalho. Acho importante este tipo de relação que envolve o cotidiano e a Igreja, o Evangelho. Conseguir desenvlver um espírito crítico fundamentado em valores cristãos é muito legal.
      A irmã nos orientou o que deve ser mudado, o que é possível mudar economicamente. Alertou a urgência de um novo padrão de produção. O nosso atual padrão está baseado na acumulação de morte e riqueza, e não de vida e bem estar, como deve ser. Ou seja, o certo é colocar a frente a acumulação de bem estar, e não de capital. É importante e viável criar um sistema que busque, unicamente, a satisfação das necessidades. Não e algo tão utópico. 
  Nas duas ultimas palestras, Dr. Ivo Poletto, teologo e sociólogo e a ex senadora Marina Silva fortaleceram a ideia que nós fazemos parte do problema. Ficou para nós refletirmos essas 3 perguntas:

  • Se nós perguntarmos a terra o que ela acha da nossa relação com ela, o que ela diria?
  • O que Deus diz a nós sobre a nossa relação com a terra?
  • O que é que vamos fazer, depois destas respostas?
  Temos que refletir sobre o que está acontecendo, or problemas com enxentes, secas. Estes são os "gemidos" da terra. E o pior de tudo é que temos como entender o problema que criamos e temos a capaciade de enfrentar e, quem sabe, reverte-lo.


A campanha já deu como resultado: Em 2006, o dinheiro arrecadado foi aplizado em rampas, escadasadequadas para deficientes, por exemplo. Além disso, a expansão da discursão do temada campanha em novelas,como em mulheres apaixonadas e a valorização do Idoso ou em Páginas da vida e os problemas que enfrentam as pessoas com síndrome de Dawn.



0 comentários:

Postar um comentário