"Ficar" é pecado ou não é?

Inspirada no livro "Católico pode ou não pode?", decidi criar este post. Afinal o assunto é importante para nós, jovens católicos, certo? Então primeiro vamos ver o significado de "ficar": relação sem compromisso, onde não se exige fidelidade, apenas se curte o momento. Geralmente ocorre por apenas algumas horas, minutos ou pode se repetir alguns dias, mas sem compromisso algum. 99% das vezes os motivos do "ficar" são vertentes das mesmas coisa: diversão momentânea ou atração física.


Com isso por si só já temos a resposta: sim, "ficar" é pecado. O ser humano foi criado por Deus à Sua imagem e semelhança, devendo ser visto e respeitado como tal. Para tanto, como diria o Padre Fábio de Melo, não podemos "objetificar" ninguém, nem nosso corpo, não somos objetos que as pessoas podem pegar, usar e depois devolver à "prateleira", não somos copos descartáveis, nem devemos agir pelo impulso da carne. Somos templo do Espírito Santo.

Porém, há um tipo de "ficar" que não configura pecado. É aquele em que duas pessoas decidem ir ficando juntas por um tempo para decidirem se são compatíveis para um namoro. É aquele em que há a intenção de levar a sério, ninguém é "objetificado", ninguém é usado para a própria satisfação momentânea, a intenção é caminhar para o namoro. Deus conhece as intenções de nosso coração.

Então que o beijo, o amor, o respeito e o valor humano não sejam banalizados por nós, que nos esforçamos em seguir a vontade do Pai. Como eu sempre digo, ser cristão é para os fortes.

"Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo." - [I Coríntios 6 19,20]

3 comentários:

Kézia Gatinhah disse...

Eu tenho 12 anos,eu me batizeei num domingo,na segunda eu fui pra escola,e foi aí q o inimigo começou a mecher na minha vida,e eu dei 2 beijos ne um menino eu nem sabia o nome dele e fui em bora,depois eu fiquei pensando se era pecado,aí eu pensei,que devia ser,aí eu começei a chorar, e pedi perdão a Deus,jurei q ñ ia mais fazer isso...
Será que Deus me perdoou ?

R&R Escritorio Imobiliario disse...

O perdão cabe somente a Deus, por isso só ele sabe a sua resposta, por isso te aconselho a conversar com o padre da sua paroquia, pois cabe ao padre cuidar dos paroquianos.
Mas para te deixar um pouco tranquila o catecismo da igreja católica §1849 diz” O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna".” Observe que ele fala “consciência reta” ou seja, temos que ter consciência que é ou não pecado,(confirma no §1868 “participando neles direta e voluntariamente”) por isso a importância de se conversar com o pároco. Agora que você já sabe o próprio Cristo te diz o que fazer a partir de agora ”vá e não tornes a pecar”.

jepac disse...

sim deus te pedoou pois ele saber o intimo e tudo oque e feito ele sabe e sabe quando o arrependimento e de coração percar e do home somos pecadores e mas temos uma mãe e um pai para nos perdoar e puricar todos os dias.

a paz de cristo e o amor de maria em seu coração!

Postar um comentário