
José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria , Mãe de Jesus , e passou a morar com ela e sua família em Nazaré , uma localidade na Galiléia , segundo a tradição. Trabalhava como carpinteiro , oficio que teria ensinado a seu filho.
Tem sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo assim se tornando um dos santos mais populares da Igreja Católica.
O lugar que José ocupa no Novo Testamento é discreto: está totalmente em função de Cristo e não por si mesmo. Não se sabe a data aproximada de sua morte, mas ela é presumida como anterior ao início da vida pública de Jesus. Quando este tinha doze anos, de acordo com o Evangelho de Lucas (cap. 2), José ainda era vivo, sendo que em todos os anos a família ia anualmente a Jerusalém para a festa da Páscoa .
O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março.Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador” .
Por Lucas Lelis
Hoje tem missa Solene de São José. Procissão saindo às 19h da Paróquia e missa às 20h com o Bispo Auxiliar de Brasília Dom Valdir Mamede.
1 comentários:
Bom texto Lelis!!!
Postar um comentário