São João Bosco - Padroeiro da Juventude

Ontem celebramos o dia de Dom Bosco, o santo da juventude. Filho de camponeses, quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”. Seu pai falecera quando ele tinha apenas dois anos de idade e Dom Bosco cresceu diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. O desejo de ser sacerdote o acompanhou e aos vinte anos entrou para o seminário. Logo que foi ordenado, passou a ser conhecido como Dom Bosco (em italiano, a palavra "Don" significa "Padre").

Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.

Criador dos oratórios. Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam. Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão. Com certeza conhecendo sua história, seus livros, seus escritos, podemos aprender muito com este santo:
  • "Se você quiser conservar a castidade, evite as más leituras."
  • "A mortificação dos olhos é o grande protetor da pureza."
  • "Nunca se divirtam ficando no ócio ou perdendo o tempo inutilmente." ajudaram a salvar.
  • "Quando vocês entrarem no céu, Deus lhes mostrará as almas que vocês ajudaram a salvar."
  • "É preciso que o senhor tome posse do coração dos jovens antes que o pecado o faça."
  • "Quando vocês se levantarem pela manhã, repitam sempre: Ave Maria."
    São João Bosco, rogai por nós.
Aproveitando o assunto, deixo um filme que faz bem para nossa alma, São João Bosco - Uma Vida para os Jovens:


Fonte do texto: Canção Nova.

Deus abençoe!

0 comentários:

Postar um comentário